Rio de Janeiro

Cachoeira da Amorosa – Conceição de Macabu

Cachoeira da Amorosa é a mais famosa cachoeira do município de Conceição de Macabu. Uma boa opção para os fãs de cachoeiras, ela tem fácil acesso para carros, com estacionamento e alguns bares próximos.

Localizado entre a serra e o mar, na região norte do estado do Rio de Janeiro , fica a 227 km da capital e tem como municípios limítrofes: Campos dos Goytacazes, Macaé, Santa Maria Madalena, Quissamã e Trajano de Moraes.

A Cachoeira da Amorosa é um desnivelamento do Rio Carogango, e tem dois saltos paralelos, com altura aproximada de 15 metros, que em época de maior incidência de chuvas podem se tornar um só. Os saltos formam uma piscina natural com pouca profundidade. Na proximidade existem diversos poços, que oferecem ótimas opções para banho, com águas limpas e uma bela natureza no entorno.

Logo no topo da Cachoeira da Amorosa há outra queda d’água com um poço atrativo para banho, seu acesso se dá pela estrada de terra de acesso ao local.

Para os mais radicais, vale conhecer a Cachoeira da Fumaça, mais conhecida por moradores da região, sua trilha começa cerca de 300 metros após o bar / estacionamento, a trilha leva cerca de 15 minutos até se chegar ao rio, à partir daí começa a aventura: deve-se atravessa-lo e continuar a subida por sua margem.

Mais acima, torna-se indispensável nadar alguns trechos entre pedras no rio para dar continuidade ao percurso, assim como uma pequena escalada. O que é recompensado por uma cachoeira com um grande poço que se torna praticamente privativo pela dificuldade de acesso.

Localização da Cachoeira da Amorosa

Veja a localização no mapa abaixo e vai ser fácil descobrir como chegar na Cachoeira da Amorosa. É só traçar a rota de onde você estiver até ela. Aproveite.

O local conta com poços bem pertinho da cachoeira. São eles: do Bambú, área da prefeitura aberta à população; o Poço da Subida; da Jaqueira; Poço Sem em Fundo; da Jamaica, que é uma área de preservação ambiental, com corredeira e possui restaurante e pousada; Poço da queda, área com mesas, cadeiras, banheiros e espaço para churrasco.


Antes de chegar na Amorosa, os visitantes podem observar o Curral de Pedras, construído por escravos, e a montanha apelidada de Pão de Açúcar.

Não esqueça: a natureza merece ser bem tratada! Não jogue lixo na cachoeira! Seu lixo é de sua responsabilidade.

Lembre, também, de levar seu repelente para evitar picadas de mosquitos. Venha conhecer e se delicie!

Como chegar em Conceição de Macabu

Conceição de Macabu fica cerca de 227 km distante da capital do estado, Rio de Janeiro.

Chegando no centro de Conceição de Macabu, deve-se seguir pela estrada para Triunfo. Nela, após aproximadamente 10 a 15 minutos, haverá uma entrada para uma estrada de terra próximo a uma ponte de concreto, há placa indicando o acesso à Cachoeira da Amorosa, a partir dai são mais uns 15 minutos de estrada de terra. A entrada da cachoeira fica em uma rua descendo à direita. Após uma pequena ponte há um bar com estacionamento. Chegando lá, é só aproveitar!

cachoeira_da_amorosa2

O que levar

Vale a pena levar protetor solar e repelente. Apesar de existir bar na região, recomenda-se levar algo para comer e beber.

Lembre-se de trazer seu lixo, a natureza agradece! Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

Veja também: Melhores destinos para viajar com amigos!

1 comentário

  1. […] uma ilha de origem vulcânica com muitos atrativos: cachoeiras, passeios nas montanhas, cavernas de lava, os harubang que são esculturas em blocos de lava, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *