Instalação e manutenção de ralo linear dicas e cuidados
Geral

Instalação e manutenção de ralo linear: dicas e cuidados

O ralo linear é um dos modelos que mais têm conquistado empreendedores e proprietários de imóveis dos mais variados tipos, devido à sua eficiência na vazão de água e na manutenção de ambientes mais secos, além de ser de fácil instalação.

Embora sua aquisição exige um investimento mais alto, quando comparado aos modelos tradicionais, não há como negar sua eficácia e sua interferência positiva resultando numa decoração muito mais bonita e sofisticada para o seu espaço.

Além disso, seja o imóvel para fins comerciais ou residenciais, a instalação de ralos inox no modelo linear ou oculto/invisível agrega muito mais valor, potencializando a comercialização do bem, podendo ser alugado ou vendido por um preço muito mais atrativo para o proprietário.

Veja a sugestão de dicas e cuidados que separamos para te ajudar na instalação e manutenção do ralo linear e demais modelos, como ralo oculto e ralo invisível.

Instalação e manutenção de ralos: veja 5 dicas para te ajudar a mantê-los muito mais bonitos

1. Tenha um planejamento para instalação hidrossanitária

Ter um planejamento para instalação hidrossanitária é um cuidado fundamental na hora de instalar os ralos em seu imóvel. Pois, é por meio dele que serão definidas as proporções de cada ambiente e a quantidade exata de ralos a serem instalados.

Além disso,  esse é o momento para definir quais os modelos de ralos serão instalados,  uma vez que, a escolha pode variar entre o modelo linear, ralo invisível ou oculto.

2.  Contrate de profissionais habilitados

O processo de instalação de ralos deve ser  por um profissional habilitado e com experiência na realização de serviços dessa natureza. Dessa forma, é possível evitar problemas no funcionamento dos acessórios, o que resultaria em aumento de gastos com compra de novos equipamentos e pagamento de mão de obra para fazer o retrabalho.

3. Compre ralos com alto padrão de qualidade

Os ralos lineares, ocultos ou invisíveis são muito mais bonitos, funcionais e sofisticados que os modelos tradicionais. Haja vista que esses são produzidos em plástico, o que reduz sua vida útil. Além disso, eles são mais propensos ao entupimento e surgimento de mau cheiro.

Os ralos com acabamento inox dão um show de requinte. No entanto, para terem maior durabilidade é preciso comprar peças desenvolvidas com matéria prima de primeira qualidade e diretamente de um fornecedor confiável.

Dessa forma, você terá uma acessório com maior durabilidade e beleza, permitindo um acabamento perfeito e uma decoração de ambiente muito mais sofisticada.

Manutenção

1. Não esqueça da limpeza periódica

Mesmo sendo um ralo com pouca capacidade de retenção de resíduos, é fundamental que a limpeza seja feita de forma periódica.

A retirada de sujidades no interior dos ralos é uma necessidade que não pode ser negligenciada, pois, essa ação vai aumentar ainda mais a vida útil do acessório, bem como manter sua funcionalidade.

Para garantir uma limpeza eficiente, retire a tampa do ralo, em seguida remova a grade retentora, descartando todos os resíduos que porventura estejam fixados na estrutura. Retire-os e descarte em local apropriado. Usando uma escova macia, limpe o interior e enxágue. Recoloque a estrutura.

2. Cuidado com o uso de produtos abrasivos

Os ralos em inox possuem um acabamento perfeito e resistente, o que contribui para que a decoração do seu ambiente permaneça bonita por muito mais tempo. No entanto, o uso de produtos abrasivos pode ser prejudicial à estética desses acessórios.

Sendo assim, use apenas água e sabão na limpeza interna e externa dos acessórios para que eles possam continuar bonitos por muito mais tempo. Devido ao tipo de acabamento que eles possuem, é muito mais fácil limpá-los e mantê-los sempre bonitos.

Os cuidados com a instalação e manutenção dos ralos contribui para a saúde de todos

Os ralos têm uma função importante na segurança interna dos ambientes, pois evitam a entrada de insetos e roedores. Esses animais vivem no interior da rede de esgoto, o que faz com que eles sejam portadores de vírus e bactérias causadoras de doenças.

Por isso, escolher um modelo eficiente nessa questão vai contribuir para que os moradores e demais pessoas que circulam pelo ambiente tenham muito mais tranquilidade e saúde. A higienização periódica também é uma ação indispensável, pois remove resíduos e sujidades que servem como chamativos para ratos e baratas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer antes de instalar o modelo de ralo ideal para o seu imóvel e como fazer a manutenção para prolongar a vida útil desse acessório tão importante, é hora de colocar nossas dicas em prática e ter muito mais tranquilidade nos cuidados com a sua casa ou espaço comercial.

Seja na hora de construir ou reformar, não se esqueça de contratar um profissional capacitado para elaborar o seu projeto hidrossanitário e assim garantir que todos os ralos cumpram sua função de forma eficiente.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *